Vamos debater Educação

Este espaço tem como objetivo debater a educação brasileira, desde seu conceito até os caminhos que nós podemos trilhar. Apesar de ter sido pensado para um espaço para os alunos, qualquer um pode participar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A hora é agora!! Vamos começar a debater a educação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 A verdade da Educação Institucional em Sex Maio 01, 2009 4:09 pm

Cássio D


Convidado
Desculpe a todos os professores que não saibam disso e que, ou se iludem com os números e as palavras bonitas dos governantes, ou já se desiludiram totalmente.
Na verdade, a educação pública brasileira tem um objetivo claro. E não é aquele que está escrito nos projetos políticos pedagógicos, nem nos textos de políticas públicas, que diz que é a formação social e cidadã do indivíduo.
O Estado burguês, como gestor do sistema capitalista, impõe um objetivo claro. É de formar uma massa de mão-de-obra barata letrada que possa suprir as necessidades de força-de-trabalho no capitalismo, isto é, a escola (como os governos querem) é para formar "robôs". E o modelo de professor "ideal" do Estado é o programador de jovens. Tudo isso para manter o status quo do capitalismo e perpetuar uma sociedade injusta e da desigualdade social (da riqueza de alguns e da miséria de muitos).
E não pense que a escola particular foge desta situação. O projeto não pode ser claro mas tem um objetivo inserido: Formar uma classe dirigente intelectualmente e factualmente, sem contestação, igualmente solidária com o status quo e programadora de jovens. É só observar a realidade dentro das escolas.
O que nos resta agora?
Apesar de tudo, nos professores temos um papel social importante. Temos responsabilidades. Não podemos nos deixar transformar em parte desta engrenagem do sistema. O nosso papel é romper com isto. Nossa única alternativa é construirmos uma nova idéia de escola, de ensino. Construir o que Paulo Freire chamou de Educação Libertadora, que possa romper com nossas amarras e construirmos um futuro melhor, de esperança em uma sociedade justa e verdadeiramente igualitária, de irmãos trabalhadores.

2 Vergonha!! em Sex Maio 01, 2009 3:40 pm

Gilmara


Convidado
Os políticos deveriam ter vegonha e investir mais recursos na Educação, melhores salarios para os professores e mais recursos como livros e equipamentos

3 Mais uma... em Dom Abr 26, 2009 5:41 pm

Cassio D


Convidado
Não podemos esquecer que a crise da educação, ao contrário do que se pensa, também atinge o ensino particular. Cria-se a idéia de que educação é apenas acumulação de informação, e não construção e formação do conhecimento, além da formação cidadã. Um desafio que hoje até o ensino particular não consegue. Vide os índices de violência nestes estabelecimentos de ensino. Como as pessoas sabem, a violência é a consequência de falhas no papel social da educação.

Admin


Admin
A primeira pergunta que faço é: Quais são os problemas da Educação Brasileira? E quem quiser completar: Quais motivos levaram a esta situação?Apesar deste fórum ter sido pensado inicialmente para os meus alunos do curso de sociologia, ele está aberto para todos que quiserem participar.Então mãos a obra!(PARA PARTICIPAR, CLIQUE NO LINK POST REPLY, LOGO ALI ACIMA NA DIREITA)

Ver perfil do usuário http://educacaocassio.forumeiros.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum